Estágio Supervisionado – O Que é e Como Funciona

  

Saiba aqui o que é e como funciona o Estágio Supervisionado.

O estágio supervisionado é uma grande oportunidade para jovens profissionais conseguirem uma chance no mercado de trabalho em uma boa empresa. Como o mercado exige cada vez mais qualificação, os estágios são ótimas ferramentas para este fim.

Vale destacar que o estágio supervisionado não tem, por obrigação, que oferecer um salário. Ou seja, aquela ajuda de custo que é prevista em lei.

O que é um estágio?

Em linhas gerais, o estágio é a porta de entrada ou o primeiro contato entre o jovem estudante e o ambiente profissional. Ele é a uma ótima maneira de conhecer mais profundamente e de colocar na prática o que foi passado dentro de uma sala de aula. O estágio possibilita uma experiência que contribui para o desenvolvimento profissional. Além disso, todo esse envolvimento prepara esses jovens para que estejam aptos a enfrentar desafios cada vez maiores melhorando suas habilidades técnicas e pessoais, além é claro, das comportamentais.

Conforme trata o artigo 1° da Lei 11.788/08 o estágio é definido como:

“… o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso”.

Para que serve o estágio supervisionado?

O estágio supervisionado tem como objetivo fazer com que o aluno adquira conhecimentos e consiga trabalhar no desenvolvimento de suas habilidades profissionais. Através do estágio, o estudante receberá um acompanhamento profissional (a supervisão) que visa sua orientação. Os profissionais que ajudam na orientação dos estagiários geralmente são pessoas que já tem uma boa experiência na área e no mercado de trabalho.




O estagiário deve aproveitar essa oportunidade ao máximo, isso porque ele oferece e conta no currículo como experiência de trabalho. Com isso, os jovens estarão cada vez mais capacitados e qualificados para encontrar melhores posições no mercado de trabalho. E vale lembrar que esse tempo de experiência também é muito visado pelas empresas. Ou seja, quanto mais experiência e capacitação o estagiário tiver, mais chances terá no mercado.

O estágio supervisionado é obrigatório?

Na maior parte das instituições de ensino e dos cursos que elas oferecem, o estágio supervisionado (ou não) é obrigatório, principalmente se estas estiverem ligadas a empresas e outras instituições.

O princípio básico do estágio supervisionado é qualificar o aluno para que este esteja capacitado para desempenhar uma determinada função.

Por fim, as instituições obrigam estudantes , quando é o caso, a apresentarem relatórios das atividades que estão sendo desenvolvidas durante o estágio. Geralmente, esses relatórios podem ser entregues ao final do estágio ou por período de tempo que pode ser previamente acordado.

Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre estágio supervisionado com a Professora Dinéia Sbartelloto.

Por Denisson Soares


Compartilhe esta notícia



1 comentário em “Estágio Supervisionado – O Que é e Como Funciona