Vagas de Estágio no MP-RO 2019




Oportunidades oferecem bolsas de aé R$ 1,8 mil.

O Ministério Público de Rondônia(MP-RO) abriu seleção de estagiários para a formação de cadastro reserva. O estágio é destinado a alunos que estejam cursando pós-graduação em instituições públicas ou particulares e terá duração de até 3 anos, com carga horária de 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Podem concorrer alunos dos cursos de Economia, Administração, Engenharia Civil, Informática, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Informática e Serviço Social. Confira agora as principais informações acerca do Certame.

Inscrições

Até o dia 18/12/2018, os interessados em estagiar no Ministério Público de Rondônia podem realizar a pré-inscrição no site www.mpro.mp.br. A confirmação da inscrição deve ser feita mediante entrega de documentação descrita no edital, na rua Jamari, 1555 em Olaria, Porto Velho, nos dias 18 e 19 de dezembro. No dia 21 de janeiro, o MP-RO divulgará a lista de candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas no site da instituição, os locais e horários em que farão a prova objetiva.


Provas

A prova será aplicada no dia 27 de janeiro e será composta por dez questões de múltipla escolha, o gabarito será divulgado no dia seguinte. Os candidatos terão duas horas para a realização do exame e a lista de candidatos aprovados nas provas objetivas será divulgada no dia 05/02/2019. Lembrando que os classificados irão para uma lista do cadastro reserva e serão chamados conforme a necessidade do órgão.

Os inscritos precisam chegar ao local da prova objetiva com meia hora de antecedência, portando caneta esferográfica preta ou azul e documento de identificação oficial, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6,0.

Conteúdo programático das avaliações

Os candidatos de pós-graduação em cursos de Administração deverão concentrar os estudos nos conteúdos que envolvem a Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, financeira e Orçamento Público.


Dos alunos do curso de Economia serão cobrados conhecimentos a respeito de estudos da demanda, oferta e seus respectivos condicionantes; Características e tipos de mercado; Estudo da despesa e receita pública; orçamento público e modalidade, entre outros assuntos relacionados ao curso em questão.

Os alunos do curso de Engenharia Civil prestarão prova acerca do planejamento, programação, operação, controle, acompanhamento e procedimentos gerenciais de obras; assuntos relacionados a fiscalização de obras; assuntos a respeito da Construção de obras; Execução de obras civis; Fundações e outros assuntos enquadrados pelas disciplinas do curso de Engenharia Civil.

Os alunos de pós-graduação em Engenharia Elétrica realizarão prova para medir os conhecimentos em instalações elétricas; Geração e distribuição de energia elétrica; Máquinas elétricas e outros conteúdos abrangidos pelo curso de Engenharia Elétrica.

Entre os conhecimentos exigidos para os alunos do curso de Informática estão o domínio de Libre Office, Sistema Linux Ubuntu e suas atribuições; Tecnologias, internet e redes; Windows 7; Software e Hardware; Noções de SQL e noções de linguagem Java.

O conteúdo programático das provas aplicadas para alunos do curso de pedagogia aborda as principais questões e desafios relacionados ao ensino e aprendizagem atuais. A educação especial também foi colocada em pauta para avaliação que será aplicada no dia 27 de janeiro de 2019.

Os conhecimentos exigidos aos alunos do curso de Serviço social incluem as leis, códigos, normas e parâmetros que regem os princípios da Assistência Social, além das atribuições do assistente social no Ministério Público.

Para conhecer o conteúdo programático completo, os interessados em prestar concurso para estagiário do MP-RO devem ler atentamente o edital do Certame. Dessa forma, os candidatos podem estabelecer uma rotina de estudos de acordo com suas dificuldades. Também é importante ler o edital até que todas as dúvidas sejam sanadas.

Benefícios

Os estagiários que forem chamados para ocupar cargos no Ministério público de Rondônia receberão bolsa auxílio no valor de R$ 1.800,00 por mês. além disso, os classificados receberão auxílio-transporte e terão direito à redução da carga-horária do estágio em períodos de avaliação na instituição de ensino.

Kátia Elaini Pereira da Silva

Compartilhe esta notícia