Programa de Estágio Funai 2019




Inscrições até o dia 9 de janeiro de 2019.

Entre as novas oportunidades de cargos temporários, com possibilidade de efetivação, sendo ofertados por meio de processos seletivos, uma permanece em aberto, sendo um concurso de alta categoria, com vagas para diversas regiões do território nacional.

Assim, o departamento estatal que constitui a Fundação Nacional do Índio, ou Funai, segue com o período de inscrições em aberto, para a realização de seu novo processo seletivo, cuja meta está na formação do credenciamento de estudantes pertencentes ao ensino médio; ensino técnico e ensino superior, no sentido de garantir vagas de estágio nas diversas áreas do estados do Brasil.


Sobre o programa de Estágio da Funai, seguem as informações:

Todos os acadêmicos cursando o ensino médio regular, incluindo os cursos técnicos na área de administração; área de informática; área de agropecuária; área de meio ambiente; em redes de computadores; na área de secretariado; na área de contabilidade e de técnico em recursos humanos, poderão cadastrar inscrições.

Com relação aos acadêmicos universitários as oportunidades se destinam à área de administração; área de gestão pública; na área de recursos humanos; área de secretariado executivo; em redes de computadores; área de direito; área de geografia; área de letras; área de gestão ambiental; área de serviço social; área de análise de sistemas ou em sistemas de informação; área de antropologia; área de arquitetura e urbanismo, em área de arquivologia; na área de biblioteconomia; área de ciências da computação; na área de ciências ambientais; área de ciências contábeis; na área de ciências sociais ou sociologia; na área de engenharia ambiental; na área de engenharia civil; na área de engenharia florestal; na área de geodésia e de cartografia; na área de jornalismo; na área de psicologia; na área de design de ambientes; na área de museologia; na área de história; na área de contabilidade e na área de pedagogia.

Sobre a jornada de estágio, seguem as informações:

Será realizado em um regime de 20 ou 30 horas por semana, em conformidade com o que for previamente determinado pela própria administração estabelecida em cada unidade. Será oferecida uma bolsa-auxílio, como salário, cujo valor vai variar entre 203 e 520 reais, junto do benefício do auxílio-transporte no valor de 6 reais por dia útil de atividades cumpridas.


O departamento da Fundação Nacional do Índio possui unidades estabelecidas nos seguintes Estados brasileiros:

Em São Paulo; no Acre; em Alagoas; no Amapá; no Amazonas; na Bahia; no Ceará; em Goiás; no Mato Grosso; no Mato Grosso do Sul; em Minas Gerais; no Pará; no Paraná; no Rio Grande do Norte; no Rio Grande do Sul; em Rondônia; em Roraima; em Santa Catarina; no Tocantins e no Distrito Federal.

Assim que a candidatura for confirmada no processo seletivo, todos os estudantes terão até às 18 horas do dia 4 do mês de janeiro, de 2019, para realizar a prova online desta seleção. O tempo oficial estabelecido é de 60 minutos, no máximo, para responder às questões versando em língua portuguesa; sobre os conhecimentos gerais em informática, em raciocínio lógico e sobre as atualidades, além da inclusão de conhecimentos específicos sobre a questão indígena no Brasil; sobre o comportamento no trabalho e no relacionamento interpessoal.

Este certame terá validade determinada de um ano, considerado a partir da homologação do resultado final, com chance de prorrogação, conforme o critério da própria Funai.

Todas as pessoas interessadas em concorrer às vagas disponíveis deverão efetuar suas inscrições por meio do site: www.superestagios.com.br. O prazo se estenderá até o dia 4 de janeiro de 2019. Para este certame não será cobrada nenhuma taxa de participação.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhe esta notícia