Estágio Google 2019 – Programa Voltado a Jovens Negros




Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro de 2019.

Na atualidade, os programas que promovem cada vez mais benefícios sociais se estenderam até à internet. Hoje o foco é em representatividade, pois a Google inaugurou um novo programa de estágio, inteiramente voltado aos jovens negros.

Logo após a criação da nova ferramenta, destinada aos viajantes, no sentido de poderem encontrar os melhores hotéis, o Google fez lançar uma nova e grande oportunidade de trabalho voltada aos grupos ditos “minorizados”. O intitulado Next Step consiste em um programa de estágio que se destina a fazer aumentar a representatividade das pessoas afrodescendentes ou negros, em toda a unidade brasileira, por meio da gigante de buscas na internet.


Este tipo de iniciativa foi estruturado para ter duração de até dois anos, para a qual serão selecionados em torno de 20 estagiários, os quais serão recrutados para atuação no escritório desta empresa, no Estado de São Paulo. Dentro do conjunto dos setores disponíveis está o departamento de vendas; de marketing; de recursos humanos e o departamento financeiro.

Entre os destaques reconhecidos neste processo seletivo está a remoção da cobrança de fluência em língua inglesa, como um pré-requisito mínimo em quase todo processo de seleção, dado que as estatísticas mostram que menos de 5% da população brasileira sabe falar um segundo idioma. Portanto, em lugar de se exigir o domínio, em qualquer grau de outra língua, a própria companhia estará disponibilizando um curso intensivo de aprendizado de língua inglesa, no interior do próprio escritório da empresa.

De acordo com o Presidente do Google Brasil e com a coordenadora deste programa de estágio, o Next Step se trata de promover, por meio deste novo programa, a condução que os jovens de grupos minorizados necessitam, no sentido de torna-los muito mais preparados para o início no mercado de trabalho, como também de transformar o próprio escritório em um ambiente cada dia muito mais inclusivo, ao qual todo estagiário e colaborador tenham orgulho de fazer parte.


Uma oportunidade como esta, na qual jovens de determinado grupo social são instruídos e inseridos de modo eficiente no mercado de trabalho, não surge com tanta frequência. Portanto, todas as pessoas interessadas e que se enquadrem nos requisitos, deverão se informar.

Sobre os postos de estágio disponíveis, seguem as informações:

Trata-se de vagas que estão sendo abertas exclusivamente aos estudantes de graduação, cursando faculdade na Grande São Paulo, Capital, os quais deverão comprovar que a colação de grau está prevista entre o mês de julho e o mês de dezembro de 2021.

Este mesmo processo de seleção consiste, entre outras atividades e cursos, na promoção de encontros presenciais e de entrevistas diretas com o pessoal que lidera a equipe do Google.

Portanto, sumariamente, se trata de um processo de recrutamento, nos mesmos moldes de uma vaga de emprego, porém, a Google pretende, por meio de seus gestores, fazer integrar todos os grupos de pessoas, sobretudo, neste caso, as minorias, de modo que todos estejam participando do mercado de trabalho atual, em algum grau.

Sobre o procedimento para cadastro de inscrição, seguem as informações:

Todo cadastro de inscrição deverá ser efetuado por meio da chamada companhia de consultoria externa, ou Empodera, cujo link de acesso está disponível aqui. O período de cadastro de inscrição se estenderá, oficialmente, até o dia 22 de fevereiro de 2019.

No mesmo site está colocada uma questão, que deve ser respondida como uma pesquisa de opinião:

Se o leitor aprova a iniciativa da empresa Google de criar este novo programa destinado aos estagiários de grupos minorizados. Toda pessoa interessada poderá compartilhar sua opinião.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhe esta notícia