Vagas de Estágio na PGE RO 2019




Inscrições abertas para vagas de estágio na PGE-RO.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que selecionará estagiários do curso de Direito para atuarem na Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (PGE – RO). Poderão concorrer aqueles que estiverem cursando a partir do 5º período do curso.

A carga horária semanal do estagiário será de 20 a 30 horas semanais (4 ou 9 horas diárias). O edital não estabelece a quantidade de vagas disponíveis, mas deixa claro que a seleção se destina a preencher vagas existentes e também para a criação de um cadastro de reserva. Os selecionados serão chamados de acordo com o surgimento de vagas.


Os selecionados poderão realizar estágio na instituição por até dois anos, sendo que poderá ocorrer o desligamento em casos como o da conclusão do curso ou mesmo por conta do interesse da Administração Pública Estadual.

Como será realizada a seleção

A seleção dos estagiários será composta por duas etapas. A primeira, que tem caráter classificatório e eliminatório, haverá uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão terá o valor de 2 pontos. Essa etapa também será eliminatória já que aqueles que não atingirem a nota mínima de 60 pontos serão eliminados do processo seletivo.

Nessa prova constarão questões de diversas áreas do direito, sendo elas: Direito civil (10 questões); Direito Processual Civil (10 questões); Direito administrativo (10 questões); Direito constitucional (8 questões); Direito tributário (8 questões) e Direito do Trabalho (4 questões).


A segunda etapa da seleção, que também terá caráter classificatório e eliminatório, os candidatos precisarão fazer uma redação de 20 a 30 linhas. Ela será utilizada para avaliar se o estudante conhece bem o uso correto da norma culta da língua portuguesa e se também está inteirado nos temas gerais da atualidade. Essa etapa terá valor de 100 pontos, sendo que aqueles que fizerem uma pontuação menor que 60 serão eliminados.

A redação será aplicada no mesmo dia em que a prova objetiva sendo que para concluí-las e passá-las para a folha de respostas os candidatos terão três horas. Entretanto, apesar de serem no mesmo dia, só serão corrigidos os textos dos candidatos que forem aprovados na primeira etapa.

A nota final será a média aritmética do resultado obtido nas duas etapas e a classificação obedecerá aos resultados da maior pontuação para a menor.

Se dois ou mais candidatos acabarem com a mesma nota final, a colocação observará, sucessivamente, os critérios: maior nota na prova objetiva, período mais avançado no curso e idade (o que for mais velho). Recursos deverão ser protocolados em até 24 depois da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Como se inscrever

As inscrições vão do dia 18 de fevereiro até o dia 1º de março e poderão ser realizadas pessoalmente com o preenchimento de um formulário fornecido pela PGE-RO ou alguma das Procuradorias Regionais.

Além disso, também será necessário apresentar o documento de identidade e o documento emitido pela instituição de ensino que comprove que o estudante está matriculado a partir do 5º período no momento da inscrição.

A validade da seleção será de um ano, sendo que poderá haver a prorrogação por mais um ano se a PGE-RO assim decidir. O edital contendo o conteúdo cobrado em cada uma das áreas do direito avaliadas e outros detalhes gerais poderão ser encontrados em https://pge.ro.gov.br/?p=1991.

Como se preparar

O primeiro passo para aqueles que querem se preparar para uma seleção dessas é, sem sombra de dúvidas, analisar cuidadosamente o edital. É interessante que o candidato identifique quais habilidades e conhecimentos solicitados ele já tem certo domínio e em quais ele vai precisar se focar.

Outra forma de se preparar é procurar outros estudantes que já tenham prestado a prova e que possam dar ao candidato ao menos alguma noção de como são abordados cada área do direito e quais são os temas das redações de provas anteriores.

Por Bruno Esteves

Estágio

Compartilhe esta notícia