Estágios no Rio de Janeiro 2019 – Vagas na Prefeitura Municipal





Prazo de inscrições termina no dia 7 de março de 2019.

Novas oportunidades de estágio estão sendo abertas para o Estado do Rio de Janeiro. Todas serão lotadas no departamento de saúde pública.

Trata-se de novo processo de recrutamento empreendido por meio da Prefeitura do Rio de Janeiro. O período de inscrições já está aberto e se destina ao preenchimento de um total de 40 postos de estágio, que estão reservados aos acadêmicos pertencentes ao ensino médio; ensino técnico e ao ensino superior, nas mais diversas áreas profissionais deste último.




Assim, todos os cargos de estágio serão lotados em departamento da Secretaria Municipal de Saúde, na cidade do Rio de Janeiro, ou SMS – RJ. Esta oportunidade pode abrir possibilidades para cargos estáveis.

O órgão da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, ou SMSDC, consiste em um departamento do Governo Municipal da cidade do Rio de Janeiro, que foi criado e inaugurado dentro do escopo precípuo de poder formular e executar a necessária política municipal para o serviço de saúde e de defesa civil. Este órgão está dividido em subsecretarias, coordenadas pelas seguintes funções: Pelo Subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde e de Defesa Civil; pela Subsecretária Geral da Secretaria Municipal de Saúde e de Defesa Civil; pelo Subsecretário de Atenção Primária, de Vigilância e de Promoção da Saúde; pelo Subsecretário de Atenção Hospitalar, de Urgência e de Emergência; pelo Subsecretário de Vigilância, de Fiscalização Sanitária e de Controle de Zoonoses e pelo Subsecretário Municipal da Defesa Civil.


Sobre os postos de estágio e os requisitos para preenchê-los, seguem as informações necessárias:

Estão aptos a cadastrar inscrições todos os acadêmicos que pertencem ao ensino médio regular e ao ensino técnico, dentro da área de gerência da saúde e em administração. A idade mínima para garantir participação neste processo seletivo é de 16 anos.

Com relação aos concorrentes que sejam acadêmicos universitários, a exigência é de cursos nas seguintes áreas: faculdade de comunicação social, com especificação em jornalismo; faculdade de relações públicas e em faculdade de engenharia. Neste último caso, os gestores da Prefeitura do Rio de Janeiro solicitam que todos os candidatos estejam cursando entre o quarto e o sétimo semestre de suas respectivas faculdades.

Sobre a estrutura deste regime de trabalho seguem as informações:

Será exercida uma jornada de estágio em regime de 20 horas por semana, a qual garante, como remuneração, a bolsa-auxílio no valor de 246 reais para os estagiários de nível médio e nível técnico, de formação, e no valor de 419 reais para os estagiários com nível superior de formação; além do direito ao auxílio-transporte no valor de 129 reais por mês.

Todo programa de estágio constitui a iniciação para a vida profissional, para carreiras e para cargos efetivos, seja na gestão pública ou privada. São oportunidades que não devem ser desprezadas.

Deste modo, este processo de seleção contará com exames mais práticos e em uma só fase. Será um itinerário de recrutamento que exigirá dos candidatos o seguinte:

Porte do necessário histórico escolar, que será avaliado; a produção de um texto ou de release, neste último caso, consiste em teste exclusivo para os acadêmicos da faculdade de comunicação social, e finaliza com a necessária entrevista.

Sobre o procedimento para cadastro de inscrição, seguem as informações:

Todas as pessoas interessadas em participar deste processo de seleção, e que se enquadrem no perfil solicitado, deverão cadastrar suas inscrições até o dia 7 do mês de março de 2019, por meio do seguinte endereço de e-mail: processoseletivo.sms.rj@gmail.com.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhe esta notícia