Vagas de Estágio na DPE-SP 2021



Seleção oferece oportunidades de estágio na área jurídica. Selecionados irão atuar em Brasília (DF), São Paulo, Grande São Paulo e Interior.

Os estudantes interessados em estagiar na Defensoria Pública do Estado de São Paulo podem se inscrever para o Processo Seletivo Continuado do órgão, que visa contratar estudantes do ensino superior, com graduação em Direito.

As oportunidades são para Brasília / DF, São Paulo Capital, Grande São Paulo e Interior.



A Defensoria Pública tem um papel fundamental na sociedade, prestando assistência jurídica gratuita para aqueles que não possuem condições de pagar um advogado particular para lutar por seus direitos, sendo considerado o estágio dos sonhos para alguns estudantes.

“O papel do estagiário na Defensoria é de extrema importância para o desenvolvimento de suas atividades, seja no apoio técnico ao Defensor Público ou no atendimento à população. Muitas vezes, o estagiário é o primeiro contato entre o cidadão e a Defensoria” cita o Manual do Estagiário (2018).



Quem pode participar do Processo de Seleção?

Para garantir a sua participação, o estudante deverá estar matriculado/a e cursando, a partir do penúltimo ano, o curso de graduação em Direito, em instituição de ensino superior, na forma do disposto no artigo 75, §§ 4º e 5º da Lei Complementar Estadual nº 988/2006 (conforme Capítulo II, item F do Edital).

Em caráter excepcional, serão permitidos os estudantes do sexto semestre que poderão fazer as provas nos meses de maio, junho, novembro e dezembro.

Qual o valor da Bolsa Auxílio Mensal oferecida aos estagiários?

O valor da Bolsa Auxílio (já consideradas as despesas com transporte) será de R$ 830,00 com jornada de 20 horas de trabalho semanal.

Leia também:  Programa de Estágio Invillia 2021

Conteúdo Programático

As provas poderão ser aplicadas em dois formatos:

  • Provas Objetivas

Formadas por 10 questões, de múltipla escolha, com 04 opções de resposta cada uma, sobre as disciplinas de: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Pena, Princípios Institucionais e Fundamentos de Atuação da Defensoria Pública e Língua Portuguesa.

  • Provas Discursivas

Aplicadas em formato de questões ou em forma de redação, sobre os quais o estudante deverá demonstrar conhecimento acerca dos assuntos elencados no Anexo I do Edital.

Como se inscrever?

Por se tratar de processo seletivo contínuo, o estudante poderá se inscrever a qualquer momento, sendo admitidas as inscrições realizadas até 10 (dez) dias antes da realização das provas.

As inscrições feitas após esse período, serão automaticamente contabilizadas para o processo seguinte.

O responsável pela seleção dos estagiários é o já conhecido CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), entidade sem fins lucrativos que atua fazendo a intermediação entre os estudantes e as empresas em busca de estagiários.

As inscrições devem ser feitas preferencialmente por meio eletrônico, através do portal do CIEE, no endereço www.ciee.org.br ou pelo site da Defensoria Pública, no endereço www.defensoria.sp.def.br.

Ainda será possível inscrever-se de maneira presencial nas sedes da Defensoria Pública.

Na página da organizadora o interessado poderá consultar todas as informações acerca do certame, tais como: acompanhar inscrições, data de realização das provas, interpor recursos, verificar cronogramas, entre outros.

Aplicação das Provas

O local e horário de realização das provas serão divulgados pela banca organizadora do certame e publicados no Diário Oficial do Estado, sendo dever do candidato acompanhar todos os andamentos do processo, não podendo assim alegar desconhecimento como justificativa para eventual ausência na aplicação das provas.

Leia também:  Programa de Estágio Caixa 2020 - Inscrições Abertas

Está expresso no Edital que não haverá segunda chamada e nem possibilidade de repetição da prova.

Informações adicionais

Os candidatos interessados neste tipo de certame devem estar atentos a todas as informações pertinentes a ele.

O conhecimento sobre a atuação da Defensoria Pública é fundamental, além de conhecer todas as habilidades e exigibilidades necessárias para o bom desempenho das funções.

Deverá ainda, o candidato, manter sempre atualizado seu cadastro junto ao CIEE, facilitando assim qualquer comunicação que seja necessária, entre o órgão e o estudante.

Para maiores informações sugerimos consultar os links abaixo:

Autoria: Evelize Juliana da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *