Sisu 2022 – data da matrícula, inscrição, consulta de vagas


Sisu 2022 tem inscrições abertas entre 28 de junho e 1º de julho de 2022.

Se você é estudante e deseja conquistar uma vaga no ensino superior público temos uma boa notícia para te dar: entre os dias 28 de junho e 1° de julho estarão abertas as inscrições para os candidatos interessados a segunda edição da seleção para o Sistema de Seleção Unificada (SISU).


O Ministério da Educação publicou o edital com as regras de inscrição e o cronograma no processo seletivo no Diário Oficial da União do dia 03 de junho.


Inscrições

Por meio do Sisu, os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram na redação, podem se inscrever para disputar vagas em faculdades, universidades e outras instituições públicas de ensino superior.


As inscrições poderão ser feitas, dentro do período apontado acima, via internet por meio do endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Vale lembrar que não há cobrança de nenhuma taxa.


Além disso, as instituições de ensino participantes desta edição devem disponibilizar o acesso gratuito à internet aos interessados, nos horários e dias de funcionamento regular da instituição.

Já no momento da inscrição, o candidato poderá fazer sua escolha de no máximo duas opções de curso. É importante destacar que o interessado deve especificar em ordem de preferência, quais os tipos de vaga, curso, local de oferta, modalidade de concorrência e turno.

Sobre a consulta de vagas

Para tornar mais prática a rotina de candidatura dos estudantes, existe uma ferramenta que permite que sejam consultadas as oportunidades que serão ofertadas durante a fase.

Interessante observar que, diferentemente do Sisu do início do ano, não são todas as instituições que decidem abrir turmas no decorrer da segunda fase da seleção. Por isso, aqueles estudantes que querem concorrer para uma determinada vaga em uma faculdade específica, precisa ter certeza de que a instituição de ensino em questão fará parte da segunda edição.

Essas informações se encontram disponíveis no mesmo endereço eletrônico disponibilizado para as inscrições (https://acessounico.mec.gov.br/sisu.). Lembrando que por meio desse mesmo site é possível obter detalhes sobre toda a documentação que poderá ser requisitada no decorrer do processo de matrícula, assim como informações da instituição de ensino escolhida.

De acordo com o que já foi divulgado, os resultados desse segundo processo seletivo do Sisu serão fechados no dia 6 de julho. Sendo que o período de matrícula fica entre os dias 13 e 18 de julho.

Lista de espera

Os candidatos que não obtiverem sucesso em uma vaga por meio da chamada regular do Sisu, ainda podem ter mais uma chance. Para isso, eles precisam se inscrever na lista de espera da seleção, ação que pode ser feita nos mesmos sites acima. O período de inscrição permanecerá em aberto entre os dias 6 e 18 de julho de 2022.

Importante: no caso da lista de espera, é possível manifestar interesse somente para um dos cursos que foram apontados no momento da inscrição. Além disso, aqueles candidatos que selecionados na modalidade de chamada regular estão impossibilitados de participarem da lista de espera.

Quais cursos oferecem mais vagas

Tomando como base a primeira edição do Sisu 2022, os cursos que disponibilizaram mais vagas foram os de Engenharia Civil, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Agronomia, Física, Química, Direito, Matemática, Ciências Biológicas, Administração e Pedagogia.

Já as instituições que contaram com mais chances foram UFBA, UFPB, UFPB, UFRN, UFPE, UFC, UFMG, UFS, UFRJ, UFMT e UFF.

Vai fazer faculdade? Confira essas dicas!

  • Mantenha-se organizado. A organização realmente importa se você quer saber como tirar notas melhores.
  • Use um planejador ou calendário e certifique-se de ter todos os prazos em mãos.
  • Crie um espaço de trabalho designado com boa iluminação e cadeiras confortáveis
  • Arrume sua mesa
  • Programe o tempo de estudo
  • Organize seus arquivos digitais em pastas nomeadas para facilitar o acesso
  • Mantenha os artigos de papelaria à mão. Certifique-se de ter canetas coloridas, marcadores, borrachas, apontadores, cadernos, flashcards e marcadores

Redação por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.