Atualmente vivemos tempos difíceis, portanto, é sempre bom ficar atenta ou atento às oportunidades como os processos seletivos e concursos públicos pelo Brasil. Mesmo após o aval governamental para a terceirização do serviço público e consequente precarização, diversos entes federados têm mantido o costume de realizar processos seletivos e concursos públicos para completar seus quadros funcionais. Há também oportunidades para estudantes que podem complementar sua formação técnica através do desenvolvimento e exercício de cidadania, ao prestar atendimento à população por meio de entidades públicas.
Nos últimos dias o governo do estado de São Paulo anunciou 1.279 vagas para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, para atuarem como estagiários em diversas unidades estatais. O quadro de profissionais concursados e contratados será fortalecido com esse contingente de estudantes – isso é bom tanto para buscar a qualidade dos serviços públicos, até novos concursos públicos serem realizados, como também é bom para os estudantes, já que podem adquirir experiência profissional e, quem sabe, conseguir cargos melhores quando formados.
As vagas são destinadas tanto para provimento imediato, como também para cadastro reserva. Mesmo havendo essa possibilidade de não ser chamado imediatamente, é interessante fazer parte do processo seletivo, pois há grandes chances de ser convocado já que a demanda também é grande.
Além das pessoas que estão cursando o primeiro, segundo ou terceiro ano do ensino médio, inclusive educação de jovens e adultos, diversas áreas são contempladas de cursos técnicos e superiores no processo seletivo como turismo, nutrição e dietética, avicultura, administração, química, entre outras. Também são aceitos alguns cursos integrados ao ensino médio. Você pode conferir a listagem completa de vagas no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), empresa responsável pelo certame.
O CIEE é conhecido nacionalmente e possui ampla experiência em colaborar com estudantes e empresas a se encontrarem. Em seu portal também é possível pesquisar outros processos seletivos e concursos, além de cadastrar seu currículo caso alguma empresa lhe interesse.
Os candidatos precisarão fazer uma prova objetiva de múltipla escolha, com questões sobre matemática, língua portuguesa e conhecimentos gerais.
Para participar, você só precisa cadastrar seu currículo até dia 17 de setembro no site do CIEE e as pessoas aprovadas serão chamadas de acordo com a necessidade e demanda dos serviços públicos. As vagas são para as cidades de todo o estado de São Paulo e em todas as regiões: sudoeste, noroeste, norte, centro, sudeste, nordeste, litoral e capital. Alguns dos órgãos que já planejam convocar os selecionados são companhias de políticas públicas, institutos de pesquisas, os departamentos regionais de saúde de todo o estado, as secretarias estaduais de educação, cultura, do meio ambiente, dentre outras, além das subsecretarias da Casa Civil, etc.
No momento da inscrição, é possível fazer as escolhas de localidade e instituição que deseja trabalhar. Isso facilita muito, pois o local de estágio precisa ser próximo ao de estudo ou de domicílio do estudante, a fim de não prejudicá-lo em sua formação.
Os salários variam de R$ 340,00, para estudantes do ensino médio, a R$ 1.009,00 para graduandos. Em se tratando de um cenário de corte de bolsas acadêmicas, desfinanciamento de assistência estudantil em universidades públicas e limitação de investimentos em educação, garantir esses valores mensalmente pode aliviar no decorrer do mês, assim como auxiliar com o consumo de material didático durante o curso. Então se apresse! Cadastre-se no site do CIEE, preencha seu currículo de maneira correta (não se esqueça de detalhes, pois podem fazer a diferença no processo de seleção, não apenas deste, mas de outros! ) e acompanhe as etapas do certame para que não perca nenhuma data e a chance de incrementar seu currículo e, quem sabe, melhorar sua colocação no mercado após sua formatura!
Mateus de Faria
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?